terça-feira, 27 de setembro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
5 - Propostas de solução
Brainstorm por Ana Flávia, Fiama, Leticia e Nathyelle
Fachada: Madeira, colorida, prints, neutra, artesanal, chamativa, apresentar seu trabalho, simples.
Logo: Caligrafia, acrílico, luz, artesanal, trançado, linhas, brilho, diferente, chamativo, rita wainer, rw.
Fachada: Madeira, colorida, prints, neutra, artesanal, chamativa, apresentar seu trabalho, simples.
Logo: Caligrafia, acrílico, luz, artesanal, trançado, linhas, brilho, diferente, chamativo, rita wainer, rw.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
BRIEFING. Ateliê Design e comunicação
1. Objetivo Geral:
Projeto de ID e design ambiental para a marca e estilista Rita Wainer.
2. Objetivo Específico:
3. Público Alvo:
4. Detalhes específicos do Projeto:
O espaço de ateliê, studio e criação da estilista Rita Wainer deve possuir:
. Recepção para secretária;
. Espaço para criação;
.Show room;
.Copa, bar, espaço para descontração;
.Fachada;
.Acervo.
.Pesquisa acerca da estilista e da marca (produto)
.Análise de similares
Cores saturadas junto com móveis restaurados seria uma ótima opção para a recepção.
É interessante notar que ao mesmo tempo que a designer pode apenas receber, ela também pode apresentar produtos, conjugando assim as duas áreas.
Os nichos proporcionam organização e praticidade.
Espaço com predominância de elementos naturais.
Detalhe interessante na forma como os cabides são pendurados.
Um olhar em especial para a mesa que se utiliza de material reaproveitado.
Telas de tecido nas paredes.
Patchwork na parede.
Nesta imagem as cores utilizadas são mais frias, fugindo um pouco do que idealizamos para o espaço Rita Wainer, que deve ser um espaço que transpareça as suas idéias.
A arara de roupas em aspiral remete aos desenhos de Rita Wainer que dão sensação de movimento e dinamismo.
Formas diferentes de showroom em que todo o espaço contagie, se transformando em um espaço conceitual.
Utilização de manequins estilizados que tenham a cara da Rita Wainer para auxiliar em suas criações.
A cortina de lâmpadas pode ser utilizada como divisória de espaços, como para o espaço de criação simbolizando as idéias que ela tera.
A fachada desta imagem nos chamou a atenção e pode ser trabalhada com uma das criações de Rita Wainer.
Almofadas com estampas diversas que podem ser feitas com as criações de Rita Wainer.
O delicado interior em contraste com a fachada rústica nos remete a personalidade de Rita Wainer, uma mulher que nos passa delicadeza e fúria.
Os nichos abaixo do sofá...
...as cadeiras coloridas em contraste com o balcão clean...
.Materiais e processos
5. Propostas de solução
Concept
O concept design do projeto Rita Wainer tem como princípio trabalhar seu caráter expressionista, baseando assim em seu perfil de criação que tem como intuito transmitir seus conceitos e ideais, através de seus produtos. Por meio de seu traço delicado Rita Wainer demonstra sua fúria interior que é idealizado no estilo expressionista que de maneira geral utiliza-se de elementos exagerados e distorcidos para exteriorizar seus sentimentos. Por isso o conceito utilizado será baseado no expressionismo.
O Logo
Por meio da aplicação da marca que é baseada no concept design expressionista proposto para o projeto Rita Wainer, pensou-se em três modelos para o logo, estes possuem a mesma tipografia com algumas alterações.
Tropfen, foi a tipografia usada, pois nela encontramos traços que transmitem delicadeza em oposição com a melancolia revelada nas gotas vermelhas acrescentadas na fonte escolhida. As cores utilizadas, vermelho, azul e preto são determinantes na marca por possuir um caráter intenso e contrastantes.
Devido as cores e a fonte apresentarem a mesma linguagem foram realizadas diversas disposições com intuito de atingir o objetivo da marca.
Fachada
Para a fachada principal do projeto Rita Wainer foi proposto uma linguagem minimalista, onde trabalharemos apenas com o logo, disposto no contorno superior e lateral direito da porta e o contraste de cores e materiais. Usaremos o show room como vitrine para a exposição dos trabalhos de Rita Wainer.
Na fachada posterior iremos trabalhar com o logo de forma lúdica, submetendo a imagens e formas que expressem sentimentos opostos reforçando a marca. Nesta fachada utilizaremos recortes que possibilitarão a vizualização do ambiente interior.
Design Ambiental
Design Ambiental
O design Ambiental do Projeto Rita Wainer tem como objetivo transmitir o caráter expressionista proposto pela marca. Para a recepção foi pensado em um ambiente despojado que se desviasse do caráter tradicional desse espaço e do sentido convencional da função de uma recepcionista. Desse modo foi proposta uma mesa que possibilitasse a mobilidade e maior integração da funcionária com o espaço de espera reservado aos clientes. É importante destacar que esta mesa possui formas orgânicas que aludem ao logo e também duas funções: posto de trabalho e revisteiro. Para recepcionar os usuários foi disposto um sofá fragmentado em poltronas e pufes com formas de gotas e estofamento trabalhado com grafismos predefinidos pela marca, que podem ser organizados com propósito de criar formas lúdicas e criativas.
No show room foi sugerido uma vitrine diferenciada das tradicionais onde o produto é exposto pendurado em uma estrutura de aço que remete as formas de uma arvore seca, expressando o caráter contrastante da marca. Ao fundo da vitrine foi disposto um painel que muda sua configuração de acordo com as estações do humor de Rita Wainer.
Para exposição de seus produtos foi proposto também um móvel em forma côncava e convexa que estará disposto no espaço para acervo. De um lado desse móvel, foi pensando em algo organizado com cabines bem divididas e do outro lado algo mais despojado com nichos assimétricos, expressando assim um caráter antagônico.
Para o banheiro e os provadores foi pensado em um revestimento exterior escuro que expresse a sensação de que o espaço interno é opressivo, para que ao entrar no interior o usuário tenha a surpresa de encontrar um ambiente claro e delicado que transmita tranqüilidade.
Estando na recepção a visualização que as pessoas terão do mezanino é a do guarda corpo branco e de uma cortina de lâmpadas, que além de ser mais uma fonte de iluminação para o espaço, constroem uma olhar diferente do piso superior.
No espaço superior foi proposto um ambiente de descontração integrado com o espaço de criação, que expresse um contraste com os ambientes criados no piso inferior. Visando alcançar esse objetivo pensamos em uma cozinha com caráter minimalista, que abuse das formas geométricas, das cores neutras e proporcione aconchego aos usuários.
Para o espaço de criação foi sugerido uma ampla mesa, criada a partir de formas geométricas, com o tampo em acrílico vermelho e a base de cavaletes de madeira, que expressam um caráter rústico. Essa mesma linguagem foi levada para a estante, mudando somente a cor das prateleiras para preto.
Para melhor acomodação dos usuários e integração dos espaços foi proposto um sofá em forma côncava e convexa, com estofado de grafismo predeterminado pela marca. Uma televisão foi disposta na parede posterior, sua localização proporciona a visualização em todo o ambiente. Luminárias Micha foram colocadas próximas a janela, com objetivo de proporcionar uma visualização agradável às pessoas que passam lá fora e também descontrair o ambiente interior.
6. Modelos
O Logo
Fachada
7. Desenhos finais
Layout Gráfico
Vistas
Perspectivas
Manual de Execução
Assinar:
Postagens (Atom)